Eco-Escolas

Eco-Escolas

A Escola Superior de Saúde do Politécnico do Viseu participa no programa internacional de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Eco-Escolas.

A ESSV formou e deu a conhecer o Conselho Eco-Escolas, no inicio de 2023, e desenvolve de forma ativa uma metodologia de trabalho para os temas da água, resíduos, energia, alimentação saudável e sustentável, alterações climáticas e espaços exteriores. O programa Eco-Escolas é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela ABAE (Associação Bandeira Azul Europa), integrada na Fundação para a Educação Ambiental (FEE). Para a implementação do programa seguimos a metodologia dos sete passos, emanada pela ABAE, com a reunião de um grupo de trabalho, a realização de uma auditoria ambiental, o estabelecimento de um plano de ação, a monitorização e avaliação, trabalho curricular, informação e envolvimento da escola e da comunidade local e a elaboração do eco-código.

 e Aos nossos estudantes, elementos fundamentais nas ações, é-lhes dirigido o desafio de integrarem processos de decisão e de tomada de consciência para a importância do ambiente no seu dia-a-da e no contexto familiar e comunitário.

O Conselho Eco-Escolas conta com a docente Odete Amaral e o Técnico Superior Nuno Mendes, enquanto coordenadores do programa, e inclui representantes da gestão, dos professores, dos estudantes, do pessoal administrativo e técnico, da Pró-Presidência do Politécnico de Viseu, do Município de Viseu, da Junta de Freguesia de Viseu, ULS Viseu Dão Lafões, Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica- Polo de Viseu e Escola Básica Infante D. Henrique. 

Contamos com toda a comunidade académica nesta caminhada por uma ESSV mais sustentável e amiga do ambiente.
Juntem-se ao projeto, pois só com o contributo de todos conseguimos fazer melhor.

Eco-Escolas 2024/2025

Anos Anteriores

2023/2024

2022/2023