Competências Emocionais e Prevenção do Abandono no Ensino Superior
Apresentação
O insucesso académico, o abandono e a desmotivação de muitos estudantes é preocupante para as famílias, para as instituições de ensino superior e para o País. O insucesso é muitas vezes explicado pela falta de interesse, pela dificuldade de adaptação ao curso e à instituição de ensino superior, pela falta de métodos de estudo e pela complexidade de contextos e ambientes emocionais vivenciados pelos estudantes.
Nesta fase da sua vida, os estudantes são confrontados com novas tarefas, desafios e um acréscimo de responsabilidades, mas também de oportunidades de desenvolvimento de projetos pessoais e académicos. Estes novos projetos podem, no entanto, ser motivo de frustração e desmotivação. Os estudantes podem não ter as competências emocionais e cognitivas necessárias à integração nesse contexto, podendo ter impacto negativo na sua adaptação e no sucesso académico, levando-os ao abandono do ensino superior.
Objetivos
Objetivos
O objetivo geral do estudo é o de diagnosticar e sistematizar os dados relativos ao abandono e insucesso académico no Instituto Politécnico de Viseu, nos seus diferentes domínios científicos. Como objetivos específicos pretendemos:
- identificar fatores preditores do sucesso e performance académica no Ensino Superior;
- identificar eventuais padrões de insucesso e abandono nos domínios estudados;
- analisar determinantes das competências emocionais dos estudantes e a sua relação com o sucesso académico;
- identificar os eventuais fatores que podem influenciar a decisão de abandono do ensino superior e, por fim, identificar as prioridades de intervenção de natureza preventiva e sugerir linhas de ação promotoras do sucesso.
A proposta de formação será implementada pela equipa de investigação e centra-se na Gestão Emocional que permita o empoderamento dos Estudantes do IPV, para prevenção do abandono escola.
Plano de Estudos
Coordenadora
PhD Manuela Ferreira
Idioma
Português
ECTS
10